O espetáculo gerador deste trabalho foi O Calendário da Pedra apresentado em Salvador no Teatro Castro Alves em 2004. A partir deste momento eu comecei a experimentar a cena Partes do Calendário, no Projeto de Extensão da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia chamado Ato de Quatro, onde estudantes apresentavam cenas experimentais de até 15 minutos. A apresentação da cena foi um sucesso, tanto que foi convidada para a programação dos Dez anos do projeto.
De lá pra cá as referências foram sendo alteradas. Já desde a primeira experimentação, os textos de Denise Stoklos foram sendo intercalados por textos de outros artistas que faziam parte da minha experiência estética de fruição. Cada vez que a cena era apresentada, novas propostas cênicas eram introduzidas, algumas eram retiradas e novos textos eram inseridos.
A cena tornou-se espetáculo e foi apresentado na Mostra Lá Vem a Cooperativa Ano II, em 2005 no Teatro Xisto Bahia. Para a Cooperativa, mais uma vez o espetáculo foi à cena, já com novo título e as mudanças fundamentais que recriariam a obra. Foi no II Festival Nacional de Teatro, já no ano de 2009, depois de numerosas apresentações em diversas temporadas.
Para esta ampliação, a dramaturgia ganhou fôlego com o desenho mais preciso da personagem, com inspiração direta na obra de Adélia Prado, Caetano Veloso, Belchior, Rubem Alves, além das memórias e experiências da minha própria vida. Como a referência ao Calendário da Pedra diminuiu drasticamente, amigos aconselharam a mudar o nome do espetáculo, já que agora ele se tratava de outra obra. Foi neste momento que o Calendário da Pedra tornou-se Solo Compartilhada, fazendo uma citação à peça de origem onde Denise Stoklos em dado momento faz referência a uma 'Solidão Compartilhada'.
A personagem, à essa altura, firma-se como professora e todo seu discurso dramatúrgico e cena versa sobre a solidão desta professora que a leva a reflexões intensas, profundas e comoventes que desfilam no palco através de cenas dinâmicas, cômicas e emocionantes.
Além de temporadas apresentações em Festivais, o solo fez parte da programação do projeto Viva o Teatro,Viva o Circo! do SESC-SENAC Pelourinho, em comemoração ao mês do Teatro, no ano de 2010 e foi o disparador para o debate que ocorreu na sequência sobre Arte-Educação com a presença dos Professores Cipriano Luckesi, Sérgio Farias e Luiz Marfuz. Dentro deste mesmo projeto, o espetáculo apresentou-se na cidade de Feira de Santana (para visualizar melhor o material gráfico desta apresentação clique aqui..
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Material Gráfico do Projeto Viva Teatro! Viva o Circo de 2010 - SESC/SENAC |
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Divulgação do espetáculo em Feira de Santana |
O espetáculo voltou a cartaz muitas outras vezes, em diferentes ocasiões e é um espetáculo no repertório do grupo que pode ser facilmente remontado e apresentado nos espaços mais simples, por utilizar de pouco recurso cenográfico, nenhum recurso de som e recursos de iluminação básicos. A cena pauta-se completamente no meu trabalho de atriz que busca preencher toda a cena.
Confira o material desta experiência cênica:
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Ainda no Ato de Quatro com o nome PARTES DO CALENDÁRIO |
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Cartaz de uma das muitas temporadas, onde foram produzidas as fotos a seguir: |
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Fotos: Alam Félix |
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Versão eletrônica de Mate´ria vinculada pelo jornal Correio da Bahia |